sábado, 10 de outubro de 2009

BO TAT TICH QUANG DUC

Não me lembro bem quando foi que me deparei com esse vídeo no youtube. Acho que pesquisava sobre budismo engajado, budistas agindo na sociedade, etc... Já tinha ouvido falar de monges que ateavam fogo ao próprio corpo (auto-imolação) como protesto contra alguma causa. Também já conhecia a mundialmente famosa foto do monge em chamas, registrada por Malcom Browne. Porém nunca imaginei que o ato teria sido registrado em vídeo devido à dramaticidade do momento.

Thich Quang Duc era um monge da tradição Mahayana que ateou fogo ao próprio corpo em Saigon, Vietnã do Sul, em protesto contra a política religiosa do governo de Ngo Dinh Diem, em 11 de junho de 1963.

Não sei quem registrou as imagens. As cenas são fortes e talvez você prefira não vê-las. Porém resolvi postar esse vídeo não por um interesse mórbido que a auto-imolação poderia causar, mas pelo comovente exemplo de desapego, determinação e fidelidade aos próprios princípios dado pelo monge que abdicou à própria vida em prol de suas convicções e dos seu semelhantes.

Impossível não pensar nas nossas próprias fraquezas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário